• RECOMENDAÇÕES

    Legislação ampliada:

     

     

    Atualizar a legislação para incluir explicitamente a violência política de gênero e raça, abrangendo mulheres trans e travestis. Garantir a aplicação consistente das normas de proteção e combate ao racismo, promovendo ambientes políticos seguros para mulheres de diversas origens.

    Mecanismos de proteção aprimorados:

     

    Estabelecer um protocolo de atendimento es-

    pecífico para vítimas de violência política, oferecendo escuta, assessoria, análise de riscos e medidas de segurança. Melhorar os programas de proteção existentes, considerando as necessidades das mulheres

    políticas defensoras dos direitos humanos.

    Acesso igualitário ao apoio financeiro:

     

    Garantir um apoio financeiro adequado às mandatárias vítimas de violência política, especialmente mulheres negras, trans, travestis e defensoras de direitos humanos. Reconhecer a desigualdade no acesso a redes de apoio e capacidade financeira para lidar com os impactos da violência política.

    Prevenção e conscientização:

     

    Envolver partidos políticos, financiadores e a Justiça Eleitoral na prevenção da violência política. Distribuir de forma adequada o financiamento de campanhas como medida preventiva. Promover a conscientização sobre normas anti-racistas e leis de proteção, além de combater os discursos de ódio nas plataformas digitais.

     

    Essas recomendações têm como objetivo principal enfrentar a violência política contra mulheres, especialmente mulheres negras, trans e LBTQIA+, por meio de uma política nacional que garanta proteção, participação e igualdade de direitos no cenário político do país.

    broken image
  • BAIXE A PESQUISA NA ÍNTEGRA

    broken image

    Preencha o formulário abaixo para fazer download do PDF com a versão completa da segunda edição da pesquisa Violência Política de Gênero e Raça no Brasil: Dois anos da lei 14.192/2021.