• broken image
  • broken image

    Um dossiê inédito com relatos de 11 parlamentares negras defensoras de direitos humanos, de diferentes gerações e partidos, sobre as violências políticas sofridas por elas após eleitas e como garantir seus direitos políticos.

  • broken image

    GÊNERO E RAÇA

    Em nossa última pesquisa, tratávamos da violência política contra as mulheres negras candidatas e trazíamos esse marcador para o título “A violência política contra as mulheres negras” (2020). 

     

    Contudo, devido aos acúmulos do último ano — no qual o Instituto Marielle Franco esteve focado em atender e acompanhar casos de violência política contra mulheres negras cisgêneras, transexuais e travestis, todas elas parlamentares e defensoras de direitos humanos — observamos a necessidade de reforçarmos de forma expressa a dimensão da categoria "raça" na definição que escolhemos de violência política

  • OBJETIVO

    Queremos qualificar o debate sobre violência política de gênero e raça no Brasil a fim de contribuir para construção de mecanismos de prevenção e enfrentamento a esse tipo de violência no período pré-eleitoral e eleitoral de 2022.

  • METODOLOGIA

    Tomamos como base uma teoria que compreende a análise de casos isolados sem restringí-los a uma lógica meramente narrativa ou comparativa. A partir das entrevistas com 11 parlamentares negras vítimas de violência política durante o período de 2021, construímos essas análises, evitando por exemplo, hierarquizar os tipos de violência sofridas por essas mulheres

     

    Foram realizadas entrevistas individuais, usando a técnica de entrevista semi-estruturada, a fim de garantir que a parlamentar indique, com mais facilidade, as questões que considerar pertinentes com relação a violência sofrida.

     

  • BAIXE A PESQUISA NA ÍNTEGRA

    broken image

    Preencha o formulário abaixo para fazer download do PDF com a versão completa da segunda edição da pesquisa Violência Política de Gênero e Raça no Brasil 2021.